quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Lembranças das Férias

Estou trabalhando há 10 dias e já sinto cansaço. Tudo bem, a rotina tem sido pesada, agenda cheia, muita coisa para colocar em ordem. Também ocorreu que fiz serão na cozinha no último final de semana e não deu para descansar. Por causa disso, vou fazer um pequeno briefing e colocar aqui algumas fotos das curtas férias que tivemos na cidade do marido, São Luís do Maranhão. Passeamos bastante, fomos novamente aos Lençóis Maranhenses e comemos muito - comidas de praia, comidas típicas do Nordeste e muita pizza da pizzaria do sogro (que é muito boa, por sinal). A cidade de São Luís tem lugares graciosos e um povo muito hospitaleiro. No quesito comida, os pratos costumam ser simples e honestos, em geral bem servidos em qualquer lugar que se vá. O melhor reside na culinária típica nordestina: a tapioca de lá é muito fina, quase translúcida, diferente da que comemos na feira e nas tapiocarias de Brasília. Servida enroladinha com manteiga, é chamada de Beiju. É item permanente no café da manhã da casa da minha sogra. Há muita abundância também de castanha-de-caju e sorvetes de frutas típicas. Um dos pratos que mais aprecio e que sempre como na cidade é o escondidinho de carne seca, chamado Baronesa de Carne de Sol num dos restaurantes que costumamos frequentar. Outro prato bem característico e famoso no Maranhão é o Arroz de Cuxá, que é um arroz misturado com um molho verde-escuro que leva a folha da vinagreira, gergelim e camarões no seu fabrico. Por tudo isso, recomendo uma visita!

Lagoa Bonita - Lençóis

Baronesa de Carne de Sol

4 comentários:

Anônimo disse...

Humm... esqueceu de falar da companhia maravilhosa das irmãs! ihihiihi!
ai ai.. mas essa 'comidaria' toda tava boa demais mesmo, só que me renderam alguns quilinhos indesejáveis a mais! Aff!!!

Cris disse...

Lu, que lindo lugar! Já que seu marido é de lá você não consegue umas receitinhas, essa de Beiju parece ótima... nunca fiz nada com tapioca. Você trouxe a tapioca na mala? O escondinho é um prato que meu marido e eu gostamos muito também. Bjs!

Anônimo disse...

concordo com a lila..... O melhor tempero pra todos esses quitutes foi nossa companhia!
=**********

Anônimo disse...

Ai Lu, deu vontade de voltar ao Maranhão...que fotos lindas!!! Quanto à culinária, quando estivemos aí no seu casamento pudemos comprovar a riqueza dos pratos, agora, o que não me saiu mesmo da cabeça foram os pasteizinhos de vários sabores típicos que o Wener nos levou para saborear...(de camarão e de uma fruta que esqueci o nome: seria de cupuaçu??? acho que não, só sei que eram deliciosos)!
E o guaraná Jesus, que é cor-de-rosa, também não pude deixar de experimentar, mas confesso que ainda fico com o Antartica...
Bjs,