terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Procuram-se receitas


Vocês já viram aqueles programas da Nigella em que ela ataca as sobras de comida durante a noite? Pois é, aqui em casa ocorre outra coisa: às vezes vou procurar o que comer lá pelas tantas da madrugada e o que encontro, em geral, é uma geladeira cheia de ingredientes esperando a vez de serem usados. Momento esse que nem sempre chega, o que me obriga, com frequência, a jogar muitos alimentos passados na lata de lixo. Detesto fazer isso e me sinto muito mal, bate aquela velha consciência pesada por desperdiçar comida num país em que há tanta pobreza. Então, continuando aquele movimento lançado há alguns dias, nesse momento batizado de "Reciclagem contra o desperdício", quero pedir às caras leitoras que me ajudem a aproveitar produtos que estão lá na geladeira em seu último fôlego, enviando sugestões e receitas em que possa utilizá-los. Vamos à lista:

- 6 gemas de ovos já separadas
- 4 potinhos de iogurte natural desnatado
- Restos de vários tipos de queijinhos, que compreendem uns 150 g de mussarela de búfala em formato palito, uns 250g de ricota, duas colheres de sopa de cottage, alguns pedaços de provolone, prato e um restinho de ementhal.
- Mais de meio pote de geléia de pêssego
- Meio pote de mostarda Dijon em grãos
- Cerca de 200 g de doce de leite
- Meio pote pequeno de maionese light
- 8 tomates quase perdendo
Peço sugestões de comidas práticas e rápidas, que não usem peixes em geral como um dos ingredientes e que não sejam excessivamente calóricas. Agradeço antecipadamente e prometo postar os pratos sugeridos feitinhos com muito amor e carinho. Também prometo continuar o movimento contra o desperdício e a favor da criatividade culinária. Beijos a todos.

12 comentários:

Agdah disse...

Lu,
Obrigada pelas boas-vindas. A sua idéia de receitas para reciclagem é excelente. Voçê não quer criar um evento mensal quando publicaria receitas e fotos enviadas? Ainda não vi nenhum desses eventos nos blogs em português.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Lu,eu misturo a geleia com o iogurte, com o tomate, mostarda, ementhal faco torta de tomate, os outros queijinhos um molho branco [alfredo requintado] pra macarrao, o resto nao sei... ovos e doce de leite? hm, problema intrincado... :-))

beijao!

Márcia disse...

Lu, com os queijos (menos a mus. de búfala) eu faria uma quiche. A mostarda pode servir para um molho de salada de alface, tomates e a mus. de búfala, acompanhando a quiche.
Para o doce de leite, que tal fazer panquecas/crepes e rechear com ele? Fica ótimo, faz a massa, recheia, coloca pra esquentar no micro e come com sorvete!
Delícia...
Para as gemas é que pegou... só penso em quindim ou queijadinha!!!
Ah, tem uma receita de quiche no lefouet se vc quiser adaptar...
Bjos!

sonia a. mascaro disse...

Aqui vão algumas sugestões bem simples:
Com as gemas, doce de ovos para quem não tem colesterol! Numa panelinha coloque as gemas e o açúcar, mexa bastante até dar ponto e começar a desgrudar do fundo.
Iogurte: misture um deles com a ricota e o cottage e salpique sal e quem sabe a mostarda e algum temperinho.Fica uma pastinha deliciosa para passar no pão.
Com os tomates: refogue os tomates bem picadinhos (sem sementes) num pouco de óleo, alho, sal e pitadas de orégano. Deixe apurar. É um molhinho prático. Fica ótimo como aperitivo em fatias de pão italiano ou em sanduíches que você aproveita com o resto dos queijos.

Anônimo disse...

Eu usaria os queijos para fazer uma quiche (se quiser, te mando a receita!) e a geléia para usar de cobertura de um cheesecake.Os tomates eu faria uma saladinha ou um molhinho básico que até poderia ser congelado e o iogurte, uma musse, trocando o creme de leite pelo iogute para diminuir as calorias!!!
Bjs,
Cris

Carol disse...

Bom, aqui vai o que faria uma "domestically disabled"... supondo que eu pudesse comer açúcar, faria com as gemas uma gemada bem gostosa para comer no café da manhã, com leite e ovomaltine! E colocaria os queijinhos num prato e comeria de "jantar", vendo um filme bem gostoso, com o doce de leite de sobremesa! :-D

Lua Limaverde disse...

Lu, com as gemas você pode fazer biscoitos (lá no meu blog tem uma receita que só leva gemas), pois eles duram e rendem, então o colesterol vai estar bem dividido (rs). Os tomates podem virar um molho de macarrão, em que vc pode usar alguns dos queijos (outros pra uma quiche, como já falaram). Os iogurtes podem ser usados em um bolo, cujo recheio será o doce de leite. Tenho uma receita de suflê de geléia, se te agradar a idéia posso te mandar depois. Só não sei a mostarda e a maionese, são coisas que raramente uso. Ah, uma coisa que às vezes faço é dar metade de alguma receita pra um amigo ou pra alguém necessitado, pra não ter que jogar no lixo depois. Boa sorte!

Anônimo disse...

Nossa Lu! Faz um mixidão!
hehehe!
o doce de leite vai estragar o sabor e consequentemente vc não vai comer muito e não vai engordar!
hehehe
TE Amooooooooo!!!!

Cris disse...

Lu, acho que já falaram tudo aqui... mas se quiser uma batidinha gostosa para servir com a quiche aos amigos, porque vai sobrar né, tem que chamar gente para comer, bata a lata de pêssego com champanhe (pernalonga mesmo hehe, digo peterlongo). Beijos!

Daniela disse...

Lu, com os queijos dá pra fazer uma quiche ou molho de macarrão. Com a mostarda e o iogurte um delicioso molho pra carne ou frango. To aqui matutando mais um pouco e já volto.
Beijos

Silvia Arruda disse...

Lu, eu faria uma saladinha com os tomates. Os queijos renderiam um molho para um macarrão. Com o iogurte, dá pra fazer patês, a coroa delicada da Dadivosa (veja no site dela, não vai se arrepender, é uma delícia) e até strogonoff (receita novinha que a Faby colocou no Rainhas do Lar).
Bjos

Cookie disse...

Entra nesse site: www.cookingbynumbers.com. Vc clica nos ingredientes que tem na geladeira e saem várias receitas com eles!