sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Nem só de glórias vive uma cozinheira.

Para acompanhar o dip de hortelã que sobrou do domingo, resolvi fazer um quibe assado. A idéia era fazer um prato com pouca gordura, para comer acompanhado apenas de salada. Fiz a receita que peguei do livro Dona Benta:

QUIBE ASSADO
Misture 1/2 kg de carne moída com 1/2 cebola picada, hortelã, sal e tempero sírio.
Depois, acrescente 1 xícara de trigo previamente hidratado e misture bem.
Unte uma assadeira ou tigela com manteiga e espalhe a mistura. Aplaine a superfície e faça losangos com a ponta de uma faca.
Leve ao forno médio e asse pos cerca de 30 a 40 minutos. Decore com hortelã.

Preparei o quibe conforme a receita, mas como não tinha tempero sírio, usei uma pitada de canela em pó, 1/2 colher de chá de zahtar e uma salpicada de pimenta-do-reino moída. Por cima, antes de assar, espalhei um pouco de azeite. Meu resultado foi apenas razoável: achei o quibe meio sem graça, faltando algum tempero, meio branco por dentro. Lembrei-me que minha mãe costumava fazer quibe antigamente, mas sua receita era diferente. Acho que colocava um ovo dentro da massa, para dar liga. Não sei se levava manteiga... Procurei outra receita nos livros, mas na revista Cláudia a receita publicada é muito semelhante a essa daí de cima. Se alguém souber, diga-me o que ficou faltando para dar sabor. Como vocês fazem? Será que existe outro jeito mais saboroso de fazer quibe?
Abraços a todos...

5 comentários:

Avassaladora disse...

Lú,
A sogra, especialista em Quibe, coloca cebola e muito tempero sírio e só... a receita original ela diz ter nozes, mas o povo lá não gosta, então ela não põe.
Outra coisa, ela diz que o quibe é recheado com carne, quer dizer, você coloca uma camada de quibe, coloca carne moída pronta, feitinha com bastante cebola e também tempero árabe, e depois cobre com outra camada de quibe... Isso faz com que, depois de assado o quibe dela "quebre ao meio" e fique uma delícia!!!!
Agora a receita de verdade, tem 5 anos que eu tento conseguir, mas ela não quer me passar de jeito nenhum!!!!
Beijos,

Cris disse...

Lu, a melhor receita que já fiz de quibe assado é a da Dadivosa, aqui http://www.dadivosa.org/?p=153, ficou muito saborosa, você pode enrolá-lo como quibe normal e botar no pirex para assar. Beijos!

Anônimo disse...

hummmmmm.....quibe assado!!
=D~~
Lu, vem ver a meméia! Ela me disse que tá com saudade!
AH, que dia vc pode passar as fotos de São Luís?
Acho que é mais fácil pelo skipe!
ixiii! era pra comentar só sobre o blog né?
Mas é que eu preciso provar as comidas pra comentar! beijão!

kleine kaugummi disse...

Eu tb faço com o recheio só de carne moída. Tb costumo colocar um ovo pra dar liga e ficar menos quebradiço...coloco-o inteiro.
Qto ao tempero...eu costumo usar muito mais cebola...e um bocadinho de limão. Na carn moída de recheio, coloco amêndoas fatiadas.Fica bem saboroso...

Anônimo disse...

O meu quibe assado é meio diferente... tempero a massa com uma pasta de hortelã pimenta,hortelãzinha, cebola,cebolinha,alho, sal, pimenta calabresa moída batida no liquidificador até ficar uniforme. Depois, unto um refratário com azeite,coloco a metade da massa, logo após coloco uma carninha moída bem temperadinha e então capricho nos queijos... requeijão cremoso,mussarela, frescal picadinho ou ralado e provolone, finalizo com a outra metade da massa de quibe e um azeitinho por cima e .... forno.... depois é um abraço!